O Ensagamento Da Última Ceia Tavares Strachan Inova Na Academia Real De Londres

“Banhando-se em História: a nova escultura pública revoluciona a arte e história colonial através de figuras históricas negras”

O artista das Bahamas, Tavares Strachan, em parceria com a Academia Real de Artes de Londres, acaba de revelar uma impressionante nova escultura intitulada “O Primeiro Jantar (Galáxia Negra)” (2023). Parte da atual exposição “Passados Entrelaçados, de 1768 ao presente”, a obra está entre mais de 100 peças contemporâneas e históricas que provocam conversações sobre como a arte tem sido instrumentalizada para formar narrativas coloniais e maneiras pelas quais pode ser usada para remodelar o futuro.

Externamente inspirado pelo icônico quadro “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci (1495-1498), Strachan dá vida a 12 figuras históricas negras em bronze — desde a abolicionista Harriet Tubman e o explorador Matthew Henson, até a primeira congressista negra dos EUA, Shirley Chisholm, a cantora gospel Sister Rosetta Tharpe, colocando inclusive o ex-imperador Haile Selassie I da Etiópia, no lugar central que seria de Jesus Cristo na famosa obra da Renascença.

A imponente obra de arte, exposta no pátio da instituição, provoca imediatamente reflexões sobre o passado. “Um passado que não se centra necessariamente na Europa ou no modernismo, ou em qualquer outro “ismo” que não seja representativo para nós”, esclareceu Strachan em comunicado. “Acho importante que tenhamos um registro das histórias de nosso povo.”

Com uma arte que algumas vezes pode parecer nebulosa, Strachan transita desde a sinalização de néon até as esculturas de mármore de Carrera e uma enciclopédia. O artista, que atualmente reside em Nova York, utiliza imagens na intersecção entre arte, ciência, história e política para comentar o colonialismo e a experiência negra. Em suas obras, há sempre um desejo de explorar ‘verdades absolutas’, tais como princípios religiosos, com o objetivo de reforçar conexões entre nós, seres humanos. “Para mim: pintura, escultura, matemática, ciência, política e o que você está fazendo — moda, design, roupas, são todas peças de uma história maior que estamos contando como humanos”, disse Strachan.

A exposição “Passados Entrelaçados, de 1768 ao presente” estará em cartaz em Londres até 28 de abril. A Academia Real de Artes fica localizada na Burlington House, Piccadilly, Londres W1J 0BD.